Coordenador : Patricia Camacho Dias
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388660.2199.50447.16012023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Nutricionistas e gestores da alimentação escolar da Fundação Municipal de Educação de Niterói, gestores, representantes de professores, merendeiras, pedagogos e outros funcionários de Escolas do Município. Além de alunos e/ou Pais responsáveis pelos alunos matriculados regularmente na rede municipal de Niterói/RJ; Alunos do curso de graduação em nutrição matriculados no estágio de saúde pública, da disciplina de educação nutricional e do mestrado acadêmico em ciências da nutrição da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Municípios do estado do RJ.
Local de atuação: Municípios do estado do Rio de Janeiro, com foco especial em Niterói.
Objetivo
1- Desenvover hortas pedagógicas em escolas municipais de Niterói; 2- Desenvolver ações com vistas a fortalecer, integrar e ampliar práticas alimentares e ambientais sustentáveis nas escolas municipais e junto aos agricultores familiares de Niterói. 3- Construir estratégias para inclusão da produção agroecológica local na alimentação escolar no município de Niterói; 4- Assessorar e monitorar o Programa Nacional de Alimentação escolar em municípios do RJ.
Resumo
O Grupo de extensão, ensino e pesquisa em alimentação e saúde escolar (GEPASE) desenvolve ações que visam qualificar as políticas públicas de alimentação e nutrição voltadas para o ambiente escolar, com especial atenção ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) . A escola é um espaço onde ocorrem experiências capazes de promover a construção de valores, hábitos e atitudes, além de possuir papel fundamental no desenvolvimento e na aprendizagem para formação social e do cidadão, podendo ser considerada ainda, um espaço privilegiado para promover saúde e alimentação saudável. A implementação de atividades de promoção da saúde neste ambiente aposta em ao menos de três linhas de ação, a educação em saúde com enfoque integral, a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde, que depende da interação e articulação intersetorial. Este projeto se desenvolve por meio de quatro importantes eixos de ação:1- Apoiar e desenvolver estratégias de formação voltadas para gestores, profissionais da educação e da saúde; 2-Desenvolver e experimentar estratégias e ações com vistas à aproximação dos três pilares da universidade, extensão, ensino e Pesquisa; 3- Contribuir para valorização de novas dimensões do saber em Nutrição e para a formação mais ampla e integral dos alunos do curso de Nutrição;4-Contribuir para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.